Por ocasião das comemorações dos 104 anos de existência da Sociedade Musical União XV de Novembro e o lançamento do Jornal “A Banda em Destaque”, o Presidente Amadeu da Silva escreveu o artigo abaixo contando um pouco de sua bela, indelével e magnífica história frente à Banda da União.
“Fui eleito presidente da Sociedade Musical União XV de Novembro em 27 de abril de 1968 e empossado no dia 11 de maio do mesmo ano, substituindo o senhor Arlindo Godoy. Minha preocupação na época era a renovação, mas como começar? Chamei os diretores empossados: Dr. Albano Rubens de Morais Verona, que era secretário, os saudosos Heli do Carmo Silva, procurador e os conselheiros José de Souza Lima, Agenor Queiroz, Benedito Fernandes Alvares, o maestro Aníbal Pedro Walter e o nosso professor de música, na época, o senhor João Batista Walter.
Comecei de casa, trazendo meus filhos, convidei todos afilhados e vizinhos e assim, com pouco mais de 6 meses, o resultado do nosso trabalho começou a aparecer. Havia ainda o problema dos instrumentos. Pedi na Coordenadoria de Cultura, lá estava o padrinho da Banda União, o professor Wilson Chaves. Nunca precisei marcar audiência, quando lá chegava, eu era prontamente atendido.
Todos os pedidos encaminhados à Secretaria de Cultura, com relação aos instrumentos, eu recebia a orientação desse ilustre marianense. Pouco tempo depois, encaminhei pedidos à FUNARTE, Fundação Nacional de Arte. Em uma cerimônia, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, junto com outras 28 bandas, recebi os instrumentos tão esperados. Por algum motivo, na época, foi a Banda União que recebeu o maior número de instrumentos.
No Conselho Estadual de Cultura, conseguimos uma pequena ajuda, mas fomos aconselhados pelo professor Vicente Ribeiro a fazer um pedido ao Conselho Federal de Cultura, com uma carta na época de Dom Oscar de Oliveira, que foi anexada aos documentos enviados. Quando fui à Belo Horizonte, o professor Vicente me perguntou se tinha saído a ajuda que pedimos ao Conselho Federal de Cultura. Como não tinha resposta ele me aconselhou a ir ao Rio de Janeiro e me advertiu dizendo “Quem quer vai, quem não quer manda”.
Então viajei para o Rio de Janeiro. Lá chegando, fui direto à Copacabana para convidar o doutor marianense Cristóvão Breyner para me apresentar ao Conselho Federal de Cultura. Lá estava mais uma ajuda, que serviu para comprar mais 12 instrumentos.
Hoje grandes empresas como a CVRD, ALCAN (hoje NOVELIS) e SAMARCO têm uma parceria com a União XV de Novembro. Agradecemos aos sócios que fielmente têm ajudado a Banda. Aos diretores, obrigado pelo apoio e cooperação.
Ao Francisco de Assis Moreira (Chiquinho Alfaiate) e ao Wilson Santos e ao Maestro Cícero da Silva Trindade, Deus lhes pague por nos ajudarem através dos seus ensinamentos musicais, tirando nossos jovens da marginalidade.”
Desde o início de sua trajetória como Presidente da Sociedade Musical União XV de Novembro o Presidente Amadeu apresenta a sua característica mais marcante: amor por aquilo que faz! Nunca mediu esforços para que os Músicos da Banda da União estivessem bem “afinados” para bem representarem a Sociedade Musical!
Várias composições já foram criadas para homenageá-lo destacando-se o dobrado “Presidente Amadeu”, composto pelo ilustre marianense e eterno membro da Sociedade Musical União XV de Novembro, o Sr. Álvaro Walter.
O Sr. Amadeu da Silva, Presidente da União XV de Novembro há mais de 40 anos, foi eleito Personalidade da Música em Mariana no ano de 2008 em uma feliz iniciativa da Orquestra e Coro Mestre Vicente, um dos maiores expoentes culturais e educacionais da atualidade em Mariana.
Ao longo daquele ano foram realizados diversos eventos em homenagem ao nosso Presidente, tais como: “Trio Londrino”, “O Malandro”, “Talentos da Maior Idade”, “Talentos da Menor Idade”, “Pra ver as Bandas”, “III Encontro de Corais Infantis e Grupos Musicais de Mariana” e “VI Encontro de Corais de Mariana”, além do “V Concurso de Redação”, do qual participaram Escolas das Redes de Ensino Pública e Particular da primeira capital de Minas.
O ponto alto das homenagens prestadas ao Sr. Amadeu ocorreu em novembro de 2008 durante o “VI Encontro de Corais de Mariana”. Na sexta-feira, dia 08 de novembro, os Meninos Cantores de Petrópolis vieram homenagear nosso Presidente com uma belíssima apresentação no Santuário do Carmo. No dia seguinte, foi a vez da Orquestra Ribeiro Bastos, da também histórica cidade de São João Del Rei, apresentar-se para os marianenses, homenageando o Sr. Amadeu da Silva. No domingo, completamente tomado pelo público, o Teatro Sesi-Mariana foi palco de grandes espetáculos, em que grupos-corais de nossa cidade puderam demonstrar o quão precioso é o trabalho musical e social desenvolvido em Mariana.
Grande disseminador dos bons valores por onde passa, o Sr. Amadeu se fez ouvir e ser compreendido em suas visitas às Escolas participantes do “V Concurso de Redação”, ensinando aos mais jovens que com garra, determinação e força de vontade, nada é impossível.
Com justiça, toda a comunidade marianense se orgulhou em aclamar o Sr. Amadeu como Personalidade da Música em Mariana no ano de 2008! Homenagem mais do que justa e merecida!
Todos os integrantes da Sociedade Musical União XV de Novembro, especialmente os mais novos, sentem-se honrados em conviver com o Sr. Amadeu que, com certeza, é um grande Pai para todos!